quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

UNUM avança rumo ao Nível C da certificação de qualidade MPS.Br

As empresas estão buscando cada vez mais a maturidade nos seus processos de software para atingir padrões de qualidade e produtividade internacionais, que são essenciais para o avanço e sobrevivência no mercado de TI.

Com 16 anos de experiência no mercado de Tecnologia, a UNUM, uma das maiores empresas de ERP do Brasil, iniciou, em janeiro passado, seu projeto de implantação de um novo nível do MPS.Br, que promove a melhoria qualitativa no desenvolvimento de soluções e serviços de software. A UNUM realiza grandes investimentos na melhoria de seus processos, o que resultou na obtenção do nível G e posteriormente do nivel E, da certificação MPS.Br.

O MPS.Br é um programa brasileiro de qualificação e certificação de empresas em processos de melhoria da capacidade de desenvolvimento de software e serviços. Ele atesta a qualidade de desenvolvimento, manutenção, engenharia e aquisição de software em uma empresa, como base no padrão internacional CMMI (Capability Maturity Model Integrated). Está, ainda, em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser adequado à realidade brasileira.

O processo de implantação envolve todos os setores da empresa e a direciona para a busca da excelência na produção do software. O prazo de implantação leva cerca de um ano e ao final a empresa recebe um selo de reconhecimento. “É uma das principais certificações do setor de Tecnologia da Informação.”, esclarece, Marcelo Vargas, gerente comercial da UNUM.

E completa “A UNUM dedica-se a melhora contínua dos seus processos de desenvolvimento e criou uma ferramenta própria, incrivelmente moderna, chamada Scrum UNUM para gerenciamento, em tempo real, dos projetos de seus clientes e da própria empresa. Sua meta atual é atingir o nível C em 2014 - o que impactará efetivamente na qualidade do produto entregue ao cliente - e o topo da MPS.Br nos próximos anos, ao se certificar para o nível A.”

Além da equipe interna da UNUM, liderada pela arquiteta de software, Ariluce Sousa, todo o processo será acompanhado pelo grupo de consultoria da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A Universidade atuará como instituição implementadora, sob o comando do Professor e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, Adriano Bessa.

“Estamos iniciando o processo de certificação confiantes. Demonstraremos a evolução da maturidade organizacional dos nossos processos desde a última avaliação. Todas as boas práticas adotadas impactarão no produto que será entregue ao cliente, que tem no MPS.Br uma garantia de qualidade. Estamos prontos!”, destaca Ariluce.

Segundo a Softex, Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro, são apenas 500 empresas no país que têm essa certificação, dentre elas está a UNUM, que foi a primeira empresa brasileira a obter o Nível E do MPS.BR, utilizando a versão 2011, comprovando a excelência em qualidade de desenvolvimento do  seu sistema.

A UNUM considera que esse processo é fundamental para o seu crescimento, o sucesso dos seus clientes, e para se destacar através da qualidade. A obtenção da certificação MPS.Br, além de permitir um diferencial de imagem, também capacita a enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

“A certificação é uma prova da constante preocupação com a qualidade de nossos projetos e, consequentemente, com nosso produto final, o Sistema UNUM. E isso tem resultados que repercutem tanto para os clientes quanto para a própria empresa. A contar das certififcações anteriores, houve grande evolução. Será um sucesso!”, conclui Carlos Prado Filho, presidente da UNUM, destacando o valor e a importância da certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário