quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Parceria entre UNUM e iTAG pretende movimentar os mercados de RFID e tecnologia

A identificação por radiofreqüência (RFID) passou a ser considerada uma importante tendência do mercado de TI já faz alguns anos, mas a sua capacidade de inovação no mundo dos negócios e na rotina do consumidor promete não parar de crescer. Esta pode ser implantada em produtos, permitindo que milhares deles sejam rastreados e controlados à distância.

Sempre na vanguarda, a UNUM, uma das mais importantes empresas de software de gestão do Brasil, ressalta a parceria firmada com uma das maiores provedoras de soluções de identificação do mercado, a iTAG, e disponibiliza a tecnologia para os seus clientes.

A parceria destaca-se pela força dos seus componentes: a iTAG possui grandes projetos de desenvolvimento de soluções com a aplicação de RFID enquanto que a UNUM tem toda a infraestrutura tecnológica necessária para o desenvolvimento e integração da leitura das etiquetas inteligentes produzidas pela empresa.



É cada vez mais tangível um cenário no qual o RFID estará por todos os lados, seja como forma de facilitar pagamentos eletrônicos em lojas, supermercados e restaurantes; seja para otimizar a movimentação de mercadorias adquiridas no varejo e via e-commerce.

As aplicações da tecnologia são inúmeras. Lojas, por exemplo, podem consultar seu estoque, percebendo as tendências nas vendas e popularidade dos produtos, ou nos processos de inventário. A rastreabilidade da tecnologia permite acompanhar a movimentação dos itens, da estocagem até a saída da loja.

Ainda no mercado varejista, a ferramenta pode ser uma grande aliada do lojista na política de autoatendimento, proporcionando interatividade e conectividade com seu cliente. Ou seja, inserir uma solução RFID pode auxiliar o planejamento de marketing, otimizar o trabalho de merchandising e, consequentemente, aumentar as vendas.

Há ainda situações que desagradam consumidores, como filas de espera, divergência entre preço da gôndola e do caixa e prazo de validade vencido. Pontos como estes são expostos diariamente na imprensa e em sites de reclamações. Quando aliado a outras ferramentas como sistemas de gestão, o RFID pode promover um combate eficaz a todos esses problemas.

A tecnologia RFID acoplada ao sistema de gestão (ERP), permite ainda a conferência de mercadorias e a realização de inventários com mais eficiência e em menor tempo, reduzindo os custos com este processo em até 40%. Os benefícios práticos do RFID atingem toda a cadeia de distribuição, incluindo o consumidor final.

A principal vantagem do uso de sistemas RFID, porém, é a realização da leitura sem o contato, como é o caso do código de barras. É possível, por exemplo, colocar o transmissor dentro de um produto e realizar a leitura sem ter que desempacota-lo.

Esse sistema pode ser utilizado ainda para controle de acesso ou de bagagens em aeroportos, controle de containers e identificação de pallets. O tempo de resposta é baixíssimo, tornando-se uma boa solução para processo produtivos onde se deseja capturar as informações com o transmissor em movimento.

“As maiores organizações mundiais estão utilizando RFID em implementações para melhorar a segurança e eficiência, otimizar o controle de seus estoques, ampliar sua economia operacional e, principalmente, oferecer uma experiência otimizada de atendimento aos seus consumidores, alcançando grandes benefícios de negócios. É um grande diferencial.”, avalia Marcelo Vargas, gerente comercial da UNUM.

Se você se interessou pelo potencial da Identificação por Radio Frequência, tem um parceiro comercial que já utiliza a tecnologia RFID nos seus produtos ou tem alguma idéia de como ele pode se encaixar no seu negócio, contacte-nos. A UNUM  está a disposição para atendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário