sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O que é um Sistema ERP?

O ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, em português Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), é um sistema de informação que integra os dados e processos de cada área que compõe uma empresa.

Para entender um pouco sobre esse sistema tão comumente citado pelos profissionais das áreas administrativas e TI, é necessário resgatar os primeiro conceitos de sistema de gestão.

Com o grande número de indústrias existentes na década de 50 e o avanço da tecnologia para a gestão corporativa, os primeiros sistemas foram desenvolvidos ainda naquela década com o objetivo de controlar os estoques.

Nas décadas de 70 e 80, momento em que o uso de computadores estava mais disseminado, surgiram os sistemas MRP e MRPII como evolução do controle não só dos estoques, mas de todos os recursos envolvidos no processo produtivo tais como: maquinário e mão-de-obra e ainda naquela década, os MRPs dariam lugar aos primeiros ERPs.

A expressão Enterprise Resourse Planning (ERP) começou a ser utilizada quando se percebeu a necessidade de integrar as outras áreas da empresa que não estavam diretamente ligadas ao processo de manufatura. Começaram então a surgir os sistemas modulares onde cada empresa adquiria os módulos necessários para gerenciar as áreas de seu interesse.

Com todas as áreas controladas através de sistemas, a problemática da obtenção dos dados para projeção do crescimento dos negócios, parecia estar resolvida. No entanto, mesmo que o empresário optasse por adquirir os módulos de um mesmo fornecedor, estes não eram interligados. Ou seja, uma informação do módulo financeiro poderia estar diferente do módulo de contabilidade.

Somente no início da década de 90 com a evolução das redes de comunicação entre computadores e a arquitetura cliente/servidor mais comum, os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial - ERP passaram a ser desenvolvidos de maneira que os módulos funcionassem integrados, assim como as áreas de qualquer empresa.

Desde 1997, a UNUM desenvolve um inovador Sistema Integrado de Gestão Empresarial - ERP, que consiste em uma solução 100% WEB, contendo ferramentas que englobam e-commerce, Supply Chain Management, Business Intelligence (BI), Customer Relationship Management (CRM), dentre outras.

Aliada a essas características tecnológicas de ponta, agregamos uma metodologia ágil e flexível, chamada Scrum, relativa à prestação de serviços de implantação e customização de projetos.



Buscamos a contínua melhoria de nossos processos e, para isso, procuramos sempre seguir boas práticas de consultoria e desenvolvimento, visando oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário