terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Novo perfil profissional como base para o crescimento dos negócios



Na era do conhecimento, fica ainda mais claro que os profissionais são o maior diferencial das organizações. Desse ponto, compreende-se que para oferecer um bom serviço, precisa-se de profissionais satisfeitos e comprometidos. Com essa visão a UNUM criou um plano de metas baseado em mapa de carreira, uma poderosa ferramenta eletrônica de gestão, e um formato de desenvolvimento de produtos inovador. Desta forma, a empresa vem se desenvolvendo e crescendo naturalmente, conseguindo através de suas políticas manter o principal valor da empresa: o capital humano.

De acordo com Maurício Dias, diretor Operacional da UNUM, a empresa percebeu que deveria tratar o colaborador de forma diferenciada por meio de uma observação das tendências na área de gestão de pessoas. “Percebemos que não poderíamos conseguir o máximo dos profissionais através de uma relação patrão X empregado, onde se troca trabalho por dinheiro. Enxergamos desde cedo que o futuro da empresa estava vinculado ao empreendedorismo e criatividade de seus profissionais. Sendo assim, quebrar os paradigmas dos modelos convencionais de gestão de pessoas passou a ser nossa meta”, finaliza o diretor.

A estrutura é fundamentada nos conceitos de gestão participativa, fazendo com que todos estejam comprometidos com a melhoria contínua dos processos e sucesso da empresa em um ambiente harmonioso e sinérgico. “A UNUM possui especialistas extremamente experientes, produtivos e qualificados, organizados em times, que são células operacionais independentes e autogerenciadas, com foco em um determinado conjunto de módulos do Sistema UNUM. Cada um possui autonomia suficiente para estabelecer a dinâmica de atuação dos seus componentes nas áreas de modelagem de dados, consultoria e desenvolvimento. O mais importante é a inexistência de chefias, já que todos possuem maturidade e responsabilidade suficiente para honrar seus compromissos” destaca Maurício.

A UNUM realiza um investimento contínuo na melhoria da administração do capital humano, disponibilizando constantemente recurso para realização de cursos externos, desde que estes estejam relacionados ao negócio da empresa. Além disso, existe um setor responsável por qualificação dos profissionais de desenvolvimento, bem com reciclagem dos profissionais da área de consultoria. Essa estrutura foi responsável recentemente pela captação de 20 profissionais do mercado, fazendo com que em 30 dias os mesmos estivessem aptos a gerar resultado para o negócio.

Um comentário:

  1. Gestão de Carreiras

    A Gestão de Carreira consiste em fazer um encaminhamento ao desenvolvimento pessoal e profissional do candidato. São analisados o perfil pessoal e fatores como o cenário externo, as oportunidades existentes e as tendências do mercado.
    O objetivo é auxiliar o profissional, fazendo com que ele não dependa apenas das possibilidades oferecidas pelas empresas. O caminho a ser seguido é determinado pelo perfil do candidato, levando em consideração em qual ponto o profissional está e aonde ele quer chegar. Com base nestas informações são definidas ações para alcançar os objetivos.

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